Informativo sobre a Renegociação do pagamento das prestações de carros e casas
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Pagamento de prestação de carros e casas podem ser renegociadas
Por determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN), grandes bancos, como Caixa, Itaú, Bradesco e Santander, realizem a renegociação das prestações de carros e casas, com o intuito de postergar o pagamento de duas prestações da casa ou carro nos próximos 60 dias.
Com o intuito de dar fôlego financeiro para os trabalhadores em meio à pandemia do coronavírus.
A medida vale para todos que tenham financiamentos de imóveis e carros nos bancos, e também outros tipos de dívidas.
A única exigência é que as prestações do crédito estejam em dia.
Porém, somente na Caixa, onde financiamentos com até duas prestações em atraso também podem ser pausados.
Desse modo durante o período de pausa serão mantidas as taxas de juros e não terá a cobrança de multa.
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A proposta é que o cliente fica dois meses sem pagar e em seguida o pagamento da prestação volta ao normal, com a adição dos meses que não foram pagos no final do financiamento.
A Caixa informa que aqueles que estão usando o FGTS para o pagamento das prestações mensais não terão direito ao beneficio.
Este benefício pode ser solicitado pelos canais eletrônicos dos bancos, isto é, sem precisar ir as agências o que evita a disseminação do vírus.
Após do pedido, a instituição financeira irá efetivá-lo em até 48 horas, com a data retroativa do pedido. Ou seja, quem tem prestações que vencem nesta semana irão conseguir pausá-las.
Dessa maneira, cada banco irá definir que tipo de dívida poderá ser prorrogada e que os clientes devem levantar as informações junto à sua instituição financeira, por telefone ou pela internet, antes de irem às agências.
Renegociação das prestações de carros e casas: 8 perguntas frequentes
1 -> Como eu faço para solicitar a prorrogação de uma dívida que tenho com meu banco?
Os clientes devem entrar em contato com seu banco, com efeito de expor seu caso para saber das condições para prorrogar a dívida por até 60 dias.
A medida vale para os contratos que estejam em vigência, bem como, pagamentos em dia. Cada instituição definirá o prazo e as condições dos novos pagamentos.
2 -> É necessário ir presencialmente até a agência para pegar esta informação e renegociar o prazo de uma dívida?
Não é necessário ir presencialmente na agência bancária.
Assim sendo, o cliente pode ligar para seu gerente e usar os canais eletrônicos para entrar em contato com seu banco.
3-> prorrogação de dívidas é automática?
Não.
Antes de mais nada, o cliente deve procurar o banco para renegociar o prazo, que poderá ser estendido por até 60 dias.
4-> A medida vale para quais bancos?
Desse modo a medida vale para Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander.
5-> Vale para quais tipos de dívidas?
Vale para todos os contratos de crédito feitos pelo cliente com o banco, no entanto em caso das dívidas no cartão de crédito e cheque especial o cliente deve entrar em contato com o seu banco.
6-> A medida vale para boletos de consumo?
Não, a medida não inclui boletos de consumo geral – água, luz, telefone – e tributos, porque se referem a serviços prestados por concessionárias de serviços públicos e governos.
7-> Tenho garantia de conseguir uma prorrogação de um prazo de 60 dias?
O prazo é de até 60 dias. O cliente precisa entrar em contato com o seu banco.
8-> Canais de Atendimento dos Bancos
Entre os canais digitais de atendimento, estão o internet banking e aplicativos (apps), pelos quais é possível fazer quase todas as operações bancárias.
A Febraban orienta a verificar com o banco o procedimento para cadastrar senha e utilizar todos os serviços.
Pelas redes sociais – Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram – também é possível manter contato com os bancos.
Além dos caixas eletrônicos dos próprios de seu banco, a rede Banco 24 Horas não cobra tarifas adicionais para realização de operações bancárias, segundo a Febraban.
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